Quando teremos o Museu Nacional de volta???

Um mês após o incêndio que atingiu o Museu Nacional, o diretor da instituição, Alexander Kellner, deu entrevista à Folha de S. Paulo dizendo estar “extremamente confiante” com o que viu ao entrar na área afetada pelo fogo logo após a tragédia.

“Não sou um cara de natureza otimista nem pessimista, mas estou extremamente confiante com o que eu vi. Porque teve parte que colapsou, não queimou, então aquilo que ficou embaixo temos chance de preservar”, disse o paleontólogo. “Teve outra área que queimou tudo, ali a chance de eu conseguir resgatar alguma coisa é menor.”

Os trabalhos de resgate do acervo ainda não começaram, por questões de segurança. Desde o dia 21 de setembro, uma empresa contratada pela UFRJ (Universidade Federal do RJ), que gere o museu, vem realizando obras para estabilizar a estrutura do prédio.

Se o Governo Federal liberar a verba necessária (entre R$ 50 milhões e R$ 100 milhões), Kellner acredita que em três anos parte da reconstrução do museu já terá sido feita e as pessoas já poderão voltar a visitar o local… Será??? Como tudo no Brasil sempre leva mais tempo que o previsto, já tem gente achando que isso só acontecerá lá pra 2023, 2024…

Museu Nacional - Crédito - Reprodução